segunda-feira, 3 de setembro de 2007

MULHERES DA VERDADE




MULHERES DA VERDADE




O movimento “Mulheres da Verdade” foi constituído em novembro de 2004 para lutar pela ética, pela cidadania e pela justiça social tendo como sua fundadora a Dra. Yvonne Capuano.

Em sua estratégia de atuação o grupo dispõe-se a promover cursos, palestras e seminários que abordem a temática da cidadania, além de desenvolver programas e projetos que tenham por escopo a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, em todos os seus aspectos.
Trata-se de um movimento que, a despeito do conteúdo afirmativo sugerido pelo nome que o identifica, carrega em seu bojo o vigor e a força da denuncia, da reivindicação e do combate à corrupção e à violência. O movimento congrega as mulheres representantes de pessoas físicas ou jurídicas através de entidades filiadas, para as seguintes finalidades:
  • Promover a cooperação entre as entidades filiadas e outros entes privados ou públicos, que tenham por objetivo a proteção dos direitos, a assistência e orientação do cidadão.
  • Promover e desenvolver a integração da comunidade através da realização de programas e projetos, sempre visando à melhoria da qualidade de vida e o engrandecimento da mulher junto ao mercado de trabalho e da sociedade.
  • Representar o “Movimento Mulheres da Verdade” junto aos órgãos públicos e privados, no atendimento das reivindicações das entidades filiadas, propiciando a integração nas atividades econômicas, sociais, culturais, educacionais, filantrópicas e assistenciais.
  • Planejar e executar projetos e programas relativos à melhoria do bem estar social trabalhando para a eliminação de todas as formas de discriminação de raça, sexo, cor, idade, condição social, credo político ou religioso.
Seguem as entidades fundadoras, participantes e ligadas ao “Movimento Mulheres da Verdade”:
AACCJP – Associação dos Amigos do Complexo Cultural Julio Prestes
ABMM – Associação Brasileira de Mulheres Médicas
ACF-SP – Associação Cristã Feminina de São Paulo
ACV – Associação Cruz Verde
ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
AJUDE – Por um Futuro com Mais Saúde
AMARRIBO – Amigos Associados de Ribeirão Bonito
IDAB – Instituto Dr. Arruda Botelho
LIBRA – Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil
LSC – Liga das Senhoras Católicas
OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
SAB – Sociedade de Amigos do Bairro City Boaçava
SI – Clube Soroptmista Internacional
SPWC – São Paulo Woman’s Club
BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo
BRAMEX – Câmara de Indústria, Comercio e Turismo Brasil-Mexico
CEPAZ – Centro de Educação para a Paz
CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola
HSL – Hospital Sírio Libanês
UCF – União Cívica Feminina
NAPACAN – Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer
ISCEC – Instituto Sócio Cultural de Educação à Cidadania
FAZER BRASIL – Instituto Fazer Brasil
Elas por ElasVoto consciente
PEROLA VIVA - Portadores de Necessidades Especiais
ALMA – ONG Associação das crianças autistas
Escritório de Combate e Prevenção do Trafico de Seres Humanos do Estado de São Paulo
APM – Associação Paulista de Medicina
AACD – Associação de Assistência a Criança Deficiente
Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo
Súmula Curricular Dra. Yvonne Capuano
Nasceu em São Paulo em 29 de Novembro de 1936, formando-se pela tradicional Escola Paulista de Medicina em 1964.
Exerceu a profissão nas áreas de clinica medica e medicina de urgência junto ao Hospital Nove de Julho e Same (Serviço de Assistência Medica).
Publicou diversos trabalhos científicos em revistas e livros especializados, no Brasil e no exterior.
Em 1982 assumiu a presidência da Indústria de Panelas de Pressão Clock, empresa familiar, uma das maiores metalúrgicas de São Paulo.
Continuou, no entanto, a se atualizar em diferentes especialidades da medicina, freqüentando os cursos regularmente ministrados pelo Centro Medico do Hospital sírio-libanês.
Atualmente é conselheira da AACD, Fundação Zerbini – INCOR, ADVB (Associação dos dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), entre outras entidades. É também diretora da APM (Associação Paulista de Medicina), da FIESP; CIESP (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e do PEC (Projeto Educacional Capuano – projeto sem fins lucrativos) Pertence à Academia de Medicina de São Paulo, à Academia Cristã de Letras, à Associação de Historia da Medicina e ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.Tem o titulo de mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos.
Publicou diversos trabalhos, entre eles “Carlota Pereira de Queiros, uma pioneira da medicina”, “As primeiras enfermeiras”, “Celestino Bourroul, um exemplo de vida”, “Sob a metralha: o esforço medico durante a Revolução de 1924”, “As pioneiras medicas do Brasil: Maria Augusta Estrela e Rita Lobato”, além de estar lançando no mês de setembro de 2007 “Garibaldi, o leão da liberdade”, uma edição comemorativa do bicentenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi.

Nenhum comentário: